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Emails de clientes. Como conseguir? Este artigo mostra passo a passo.

E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto. Sendo assim uma forma eficaz de comunicação e relacionamento com clientes e potenciais clientes. Veja os números abaixo:

 1 - 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de email.

2 - 72% dos usuários checam a sua caixa de entrada de emails 6x ou mais todo dia.

3 - Existem mais de 3 Bilhões de contas de emails criadas. (São 3x mais contas de email do que todas as contas do facebook + twitter combinadas!)

4 - Clientes que recebem uma newsletter por email gastam 83% mais do que não cadastrados.

5 - Em relação ao uso comercial, 75% dos usuários utilizam o email contra apenas 3% das redes sociais.

6 - Em 2012 o email marketing teve um impressionante ROI (Retorno Sobre Investimento) de 4000% (!).

Com todos esses números só resta uma pergunta, como posso conseguir emails de meus potenciais clientes.

Primeiro. NUNCA COMPRE LISTAS DE EMAILS. Além de ser uma prática criminosa, é um tiro no pé. O SPAM como é chamada a prática de enviar emails não autorizados, não traz nenhum benefício. Muitos acham que fazer um envio grande e fazer algumas vendas é um bom negócio pelo baixo custo, porém você esqueceu de ver todos os clientes que odiaram sua mensagem que podem fazer qualquer coisa para diminuir sua reputação (Reclame aqui, denunciar você como spam, enviar críticas a amigos...).

Segundo. FAÇA SUA PRÓPRIA LISTA. Lançar mão de estratégias simples para conhecer seu público e só enviar emails para quem autorizou e quer ouvir o que você tem a falar é a MELHOR PRÁTICA. Mas como construir minha própria lista de emails de clientes potenciais?

Terceiro. FAÇA CAMAPANHAS ATRATIVAS. Através do site ou de redes sociais, dê algo interessante para seu potencial cliente querer assinar sua lista de emails. Lembre-se que até ele lhe conhecer e conhecer sua empresa, ele precisa ser incentivado a seder seus dados de contato. Faça um sorteio, um concurso, faça uma campanha “Para os primeiros 100 inscritos vai receber...” e coloque isso à disposição de todos através do seu site ou da sua página no facebook.

Quarto. PESSOAS NÃO SÃO NÚMEROS. Após receber a confiança da sua lista para enviar mensagens, comece uma relação positiva, envie mensagens de conteúdo interessante que esteja relacionado à sua área de atuação. E aí você pode vender tranquilamente, afinal de contas você agora começou uma relação com pessoas que realmente querem ouvir o que você tem a dizer.

Quinto. NÃO VENDA NEM EMPRESTE SUA LISTA. Confiança não se empresta nem se vende. Não seda a um apelo de um amigo ou de uma parceiro de comercial, você vai começar a “sujar” sua lista de clientes e potenciais clientes, eles autorizaram você a enviar mensagens, não seu amigo ou parceiro.

Agora você tem uma exelente fórmula para conseguir todos os dias novos clientes. Se você não se sente a vontade para realizar essa tarefa, contrate empresas que já tenha uma história na área e mãos à massa.

Alessandro Dantas
Diretor Comercial
Oxente virtual